segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A história dos cosméticos no mundo e o Brasil neste cenário

Cosmético é aquilo que é relativo a beleza humana. Substância ou tratamento para a pele, corpo, unha e cabelo com a finalidade de alterar a aparência, realçar ou embelezar o local.

A palavra cosmético vem do Grego Kosmetikós, que significa hábil em adornar.

Os primeiros indícios registrados de uso de produto cosmético, foram em túmulos Egípicios em 3.500 a.c. Foram encontrados marcas de tintura para os olhos e unguentos aromáticos.

Na Grécia antiga, homens e mulheres usavam óleos para banho e outros produtos de embelezamento. Na Roma antiga, faziam pó para pele, usavam carvão para delinear os olhos e pintar cílios e sobrancelhas. Também usavam carmim para o rosto e abrasivos para clarear os dentes. Os perfumes eram extraídos de flores ou especiarias e usavam resina como fixador.

Na idade média, toda a Europa já conhecia os diversos tipos de cosméticos citados acima. Povos indígenas da América e da África também usavam cosméticos em seu dia a dia e principalmente nas festas.

Antes do início do século XX a produção de cosméticos já estava massificada, e tinha entrado em um processo industrial de grande escala. 

Atualmente o Brasil é o sétimo maior produtor de cosméticos do mundo. Eu destaco o EUA em primeiro lugar, a França em quarto e a Itália em sexto lugar. Estes três países estão sempre lançando novidades e moda no mundo cosmético. E são chamados de capital da moda ou capital da beleza.

O Brasil havia previsto faturar 35 bilhões de reais com produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosmético. É um mercado que cresceu perto de 100% em cinco anos e ainda há espaço para crescer, conforme as projeções do mercado.

Os números de 2012 mostram que as empresas de cosméticos empregam mais de um milhão e meio de funcionários. Se buscar os empregados não registrados, e que estão envolvidos na área da beleza, este número poderá saltar para mais de dois milhões. 

Por hoje vou deixar até aqui esta postagem. Depois eu volto para falar do mercado nacional, falando de cada estado, a situação econômica, empregabilidade, etc.

Uma boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Você nos torna mais feliz a cada visualização em nosso Blog.